Não acreditem em talento para escrever, vocação ou inspiração; é preciso muita força de vontade, disciplina e muitos exercícios para dar conta dessa tarefa. As pessoas que ficam esperando que uma linda frase caia do céu, olhando para o papel não avançam,”trata-se da síndrome da folha em branco”. Ninguém pode inspirar-se, pegar a caneta e produzir um bom texto. A escrita é um processo que envolve exercícios e mais exercícios de leitura. Afastando a ideia da escrita mediúnica devemos levantar algumas condições objetivas para esse processo. Conversei muito com Raimundo Carrero (Os Segredos da Ficção) e tiramos algumas constatações que podem ajudar aqueles que pensam que não sabem escrever.
1º) Ler, Ler e Ler– A primeira condição objetiva para quem quer aprender a escrever bem, é criar o hábito de leitura, ou seja, tem que se tornar um leitor compulsivo– ler tudo: livro, revista, novela, jornal, conto, romance etc
E principalmente: Shakespeare, Dante, Cervantes, Flaubert, Hemingway, Machado, Euclides, Graciliano, Jorge Amado, Clarice Linspector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon etc
E os poetas: ( ensinam a postura dos versos, das orações, das frases)
Adélia Prado, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Ariano Suassuna, Dias Gomes, Brecht.
E mais: Dicionários e boas gramáticas a mão
2º)A segunda condição objetiva: Estabelecer rotinas para ler e escrever
Mas uma coisa que precisamos aprender é que escrever bem é possível, e é importante estabelecer um bom vínculo com a escrita. Outra coisa é prestar atenção na leitura bem feita. Ler bem é diferente de simplesmente ler. A leitura tem que levar ao conhecimento. O prof Pasquale disse em entrevista à Globo que apena 4% da população brasileira letrada* são capazes de ler e entender um texto em profundidade.
*considerando população letrada aquela que se utiliza de leitura e escrita)
Quando se pergunta a alguém sobre um livro lido, um bom texto, um filme é muito difícil a pessoa explicar com clareza sobre o que leu e o que viu.