Literatura de cordel recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro
Reconhecimento foi feito nesta quarta-feira (19), pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino, mas hoje já é praticada por todo o país. É vista nas feiras, onde os cordelistas oferecem suas obras, nas feiras literárias. Os cordelistas usam suas publicações para fazer suas reivindicações, suas críticas, seus pedidos. Recitam em voz bem alta para chamar a atenção de seus ouvintes ou simplesmente vendem. Ilustram suas publicações com xilogravuras.Mais informações, neste Blog sobre Cordel.
O Cordel tem uma importância muito grande em nosso País. João Cabral de Melo Neto afirmou ter lido muitos “folhetos” antes de escrever sua obra prima “Morte e Vida Severina” e o pernambucano também Ariano Suassuna diz que se inspirou no Cordel para escrever o “Auto da Compadecida”. São obras inesquecíveis . O Cordel veio de Portugal e um grande cordelista aqui é Leandro Gomes de Barros.