São dois pequenos textos que você deverá ler com muita atenção. Veja se encontra alguma semelhança entre eles. A leitura bem feita é importante. Elabore um texto a partir de sua compreensão.
Texto Nº 1
“Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou e franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. Foi sentar-se no banco do copiar, examinou o céu limpo, cheio de claridade de mau agouro que a sombra das arribações cortava. Um bicho de penas matar o gado! Provavelmente Sinhá Vitória não estava regulando“
Graciliano Ramos – Vidas Secas
Texto Nº 2
“Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando – costuma dizer Ana Terra. Mas, entre todos os dias ventosos de sua vida, um havia que lhe ficara para sempre na memória, pois o que sucedera nele tivera a força de mudar-lhe a sorte por completo. Mas, em que dia da semana tinha acontecido? Em que mês? Em que ano? Bom, devia ter sido em 1777: ela se lembrava bem porque esse fora o ano da expulsão dos castelhanos do território do Continente”.
Érico Veríssimo – O Tempo e o Vento
Bom trabalho!