Enfim, a Filosofia.

Mário Sérgio Cortella está mais atuante do que nunca, em seu canal na Internet, no Café Filosófico – Programa da Cultura, em Entrevistas, textos e outras coisas. Com seus colegas também-Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, os três filósofos estão discutindo sobre as questões da sociedade contemporânea. Acabam de lançar um livro, os três juntos, que já não tem nas livrarias – “Felicidade: Modos de Usar”. A corrida deve-se “aos males do mundo moderno”, afirma Cortella, a Filosofia caiu no meio da sociedade.
As pessoas estão ávidas de receitas, por quê? os livros de auto-ajuda são muito procurados, como um consolo para o nosso cotidiano alienado.
O século XXI chegou e o terceiro milênio também com muitas ilusões e fanatismos. Estamos vivendo a era da tecnologia, da informática, da realidade virtual, das viagens espaciais, dos achados da medicina, dos transgênicos. Os discursos gritam a liberdade de mercado, a superação das divergências raciais – é urgente pensarmos de forma diferente, não aceitamos mais o discurso irracional.
Entre o que ouvimos e o que fazemos no cotidiano de nossas vidas existe o abismo da miséria, da fome, do corona-vírus e a situação econômica, social e cultural degradante em que vive grande parte da nossa gente.
Por isso estamos hoje a precisar de um refletir teórico que dê sentido às nossas preocupações e pensamos que a Filosofia voltou com força e está caindo no nosso colo. Os nossos filósofos estão explicando a Filosofia de uma maneira muito digerível.

3 regrinhas para o sucesso: Cortella

Ensinar o que se sabe;

Praticar o que se ensina;

Perguntar o que se ignora.

Deixe um comentário