A escritora e poetisa Cecília Meireles faz uma crônica muito bem humorada sobre o tipo “mentiroso”. O texto é simples, mas se você é capaz de fazer uma leitura compreensiva, observe que o humor da poetisa é embasado e inteligente, usando palavras e expressões que levam a um raciocínio relacional. Procure analisar o texto em sua profundidade.
O mundo está cheio de coisas engraçadas: quem quiser se distrair, não precisa ir à Pasárgada do Bandeira, nem à minha ilha do Nanja; não precisa sair de sua cidade, talvez nem da sua rua, nem da sua pessoa! (Somos engraçadísssimos também, com tantas dúvidas, audácias, temores, ignorâncias, convicções…)
Abre-se um jornal – e tudo é engraçado, mesmo o que parece triste. Cada fato, cada raciocínio, cada opinião nos faria sorrir por muitas horas, se ainda tivéssemos horas disponíveis.
Há os mentirosos , por exemplo. E pode haver coisa mais engraçada que o mentiroso? Ele diz isto e aquilo com a maior seriedade; fala-nos de seus planos; de seus amigos (poderosos, influentes, ricos); queixa-se de algumas perseguições (que aliás profundamente despreza); às vezes conta-nos que foi roubado em algum quadro célebre ou numa pedra preciosa oferecida à sua bisavó pelo Primeiro-ministro da Conchinchina. O mentiroso conhece as maiores autoridades do mundo – trata-as até por tu! Seus amores são a coisa mais poética do século. Suas futuras viagens prometem ser as mais sensacionais, depois dessas banalidades de Ulisses e Simbad.
Certamente escreverá o seu diário, mas não o publicará jamais, porque é preciso um papel que não existe, um editor que ainda não nasceu e um leitor que terá que sofrer várias encarnações para ser digno de o entender.
Em geral os mentirosos são muito agradáveis, desde que não se tome como verdade nada do que dizem. E esse é o inconveniente : às vezes leva-se algum tempo para se fazer a identificação. Uma vez feita, porém que maravilha!- é só deixá-los falar. É como um sonho, uma história de aventuras, um filme colorido.
A Crônica é muito boa para a análise, sei que você vai gostar com tantos aspectos interessantes. Aproveite o material para se deliciar.