Selecionamos alguns filmes com a especialíssima no assunto, Profª Drª Maria do Rosário Knechtel, que oferece uma outra e nova leitura para eles. Você pode ter visto os filmes, mas, agora sugerimos observá- los sob a ótica da pesquisa. Knechtel parte do pressuposto de que “a aprendizagem ocorre pela pesquisa e a pesquisa objetiva a aprendizagem”
PONTO DE MUTAÇÃO.Direção Frijof Capra. EUA .Triton Pictures,1990. 112 min.
Neste filme realiza-se a discussão sobre a crise dos paradigmas no mundo da ciência e no mundo social. A história do filme é centrada em três personagens:um político, um artista e um cientista, em uma tentativa de síntese dos campos nos quais os paradigmas estão em crise. A ideia fundamental é mostrar que a concepção cartesiana da ciência moderna não é mais suficiente para explicar cientificamente o mundo físico e social e suas complexas relações.
ESCRITORES DA LIBERDADE.Direção Richard LaGravenese. EUA. Paramount Pictures, 2007.122 min.
Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico de uma cidade dos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina a seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.
Podemos observar neste filme, o método de ensino utilizado pela professora para vencer os desafios enfrentados em um contexto sócio-educacional violento, especialmente quando ela entrega para os alunos um caderno para que façam anotações diárias sobre os aspectos referentes à vida de cada um, bem como sobre seus problemas familiares. Nesse momento, ela faz uso da história de vida, procedimento bastante utilizado nas pesquisas qualitativas.
Saiba mais: KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da Pesquisa em Educação.Curitiba. Intersaberes ,2014.