ÓRFÃOS DA TERRA

A novela brasileira conquistou o EMMY Internacional. É um belo prêmio pelo excelente conteúdo e o poder de realização da Globo. Dirigida por Thelma Guedes e Duca Rachid conta o drama dos refugiados da Síria para o Brasil. Penso que a televisão brasileira deveria escolher sempre temas assim. Além de esclarecimento sobre o assunto, apresenta-o de uma forma muito atrativa e original. A televisão abre um campo de pesquisas sem igual. O tema é atual e dá margem a discussões.
Professor de História ( ou não; pode ser de Literatura, ou de …): que tal, um Capítulo no final de cada aula e jogar o debate para a aula seguinte, sobre a Guerra na Síria, e/ou os refugiados? No final de cada debate vem o texto .Não seria um bom programa ?
No ano passado, a Globo ganhou o prêmio com o Documentário que conta a perseguição aos traficantes no Morro do Alemão-outro tema.

Podemos nos valer das estratégias das duas abordagens das pesquisas quantitativa e qualitativa para as pesquisas na área educacional.As duas abordagens numa mesma pesquisa, segundo Knechtel é denominada quali-quantitativa.”Quando o pesquisador está interessado em dimensionar, avaliar a aplicação de uma técnica ou introdução de uma variável, ele pode recorrer ao estudo quantitativo; mas quando deseja observar o fenômeno, entendê-lo ou compreendê-lo de forma integral, deve ter preferência pela pesquisa qualitativa”.

POR Ex:
SE quisermos dimensionar e/ou mensurar as questões dos refugiados, podemos optar pelo estudo quantitativo; se porém formos investigar causas, consequências, o que pensam, o que sentem os refugiados, aí temos que optar por um estudo qualitativo.E teremos os dois tipos de pesquisa num mesmo estudo.

Deixe um comentário