Pediram – me que deixasse aqui, alguns exemplos de comentários de livros –coloco um com bastante detalhes::
O romance “A Bagaceira” de José Américo de Almeida foi editado em 1928. Surgiu como um marco na literatura brasileira do período modernista: marca o início do romance regionalista do Nordeste, capaz de integrar o homem e a paisagem,ambos maltratados pelo sol causticante e pela seca cíclica.
O livro narra o drama vivido pelos retirantes do Bondó: Valentim, sua filha Soledade, o filho de criação Pirunga, o cavalo corisco e um papagaio. Após perder tudo com a seca insistente, Valentim resolve retirar-se do sertão. Os retirantes chegam ao engenho Marzagão, propriedade do despótico Dagoberto, pai de Lúcio, uma das personagens marcantes do livro.É no Marsagão que conhecemos a tristeza e a miséria e se desenrola dramática história de Soledade, símbolo do sertão agreste e aconchegante. Existem outras personagens interessantes no livro como Milonga, João Troçulho, Manuel Broca.
ALMEIDA , José Américo de .A Bagaceira.José Olympio, Rio de Janeiro,1967
Outro com menos:
Vidas Secas, publicado em 1938,talvez seja o mais brasileiro dos romances de Graciliano Ramos. As personagens principais são Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais moço, o menino mais velho, a cachorra baleia e o papagaio fugindo às asperezas do clima duro, cruel do Nordeste.
As personagens buscam um lugar tranquilo onde possam estabelecer-se, mas não encontram-o livro termina termina como começou:,Fabiano e Sinhá vitória buscando a tão sonhada terra prometida.
RAMOS,Graciliano, Vidas Secas. Martins.São Paulo, 1964
Vejamos:
Comentário de livro não é a mesma coisa que Resenha. A Resenha exige uma linguagem mais técnica. É como se você estivesse oferecendo um produto para venda (o livro). A Resenha Crítica também é outra coisa bem diferente-Além de oferecer o livro você tem que dar sustentacão às suas ideias. (argumentar).Não vamos confundir.