Os professores de Português e o Português dos professores

5 revisões

Conversando com jovens, observando e ouvindo as coisas que acontecem, fico perplexa. Não sei se poderia dar aulas, atualmente. Fico lembrando de um querido professor, que já se foi desta vida, e que me disse querer fundar um “gheto” de pessoas que gostassem do Português. Mas, ele se foi, e com ele a vontade de reunir pessoas que respeitassem a nossa Língua, a ideia do “gheto” etc.
Fico ansiosa (como muita gente fica) para ver o tema da redação do ENEM, do ano, lembrando nossos velhos vestibulares. Vejo as reportagens, os estudantes saindo das provas discutindo com os colegas, os repórteres entrevistando os participantes,os alunos respondendo- ah, foi sobre a mulher, outro- sobre o trabalho, e assim vai…
Li num jornal, aqui da minha cidade, um artigo inteiro de um professor, sobre o tema da redação do ENEM, com muitas palavras elogiosas. Não posso dizer o mesmo , professor, não posso concordar com você. Por que um tema de redação não pode ser elaborado de forma clara, direta, sem arranjos complicados para fingir que é complexo? Os professores sabem muito bem que existe uma maneira simples de colocar uma ideia e uma ideia não precisa ser rebuscada para ser entendida- “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado” … (só isto basta).
Fico pensando que os professores gostam de mostrar que sabem quando enrolam, não precisam enrolar professores, a escrita quanto mais limpa, mais sincera, mais humilde, mais mensageira de ideias.

A vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros nesta vida
                                                                Vinícius de Moraes

Previ

Deixe um comentário